terça-feira, 10 de novembro de 2015

DIREITO PENAL II - CASO CONCRETO 10

Barney, foi condenado a dois anos de reclusão em regime fechado e 36 dias-multa, à razão unitária mínima, pela prática do injusto descrito no art.157, caput, n.f. art.14,II ambos do Código Penal (crime de roubo na forma tentada). O condenado, teve a execução da pena privativa de liberdade suspensa pelo prazo de três anos, mediante o cumprimento das condições estatuídas no art. 78, §§ 1º e 2º, do Código Penal, realizando-se a audiência admonitória no juízo da condenação. Diante do caso narrado, com base nos estudos realizados sobre o tema, responda justificadamente às questões propostas:
a) O prazo da suspensão precisa ser justificado?

Sim. Sob pena de restar violada o que dispóe o artigo 93, IX da CRFB/88. Assim deve o julgador emitir entendimento motivado sobre a suspensão de execução da pena privativa de liberdade, inclusive com relação ao período de prova quando estabelecido acima do mínimo legal. Ausente aquela fundamentação, deve o tribunal reduzir o prazo respectivo para o menor previsto na lei.

b) Aplicado o sursis, deve o juiz estabelecer o regime de cumprimento de pena?

Na hipótese em que se concede o sursis, é prescindível a fixação do regime prisional, por que não há pena privativa de liberdade a ser cumprida. Porém, há que se observar que o magistrado deve estabelecer o regime e, só depois, se for o caso, suspender a execução da pena privativa de liberdade, segundo as condições do artigo 59 do CP. O referido artigo estabelece que verificadas as circunstâncias judiciais o magistrado deve escolher a pena dentre as cominadas, fixado a sua quantidade e o regime, para depois examinar a substituição da pena reclusiva por restritiva de direitos, sendo certo que o sursis somente é cabível devendo ser aplicado, se não for promovida aquela substituição. Assim o regime deve ser estabelecido antes do exame da substituição, pois nao vingando o sursis o juiz da execução já saberá qual o regime será aplicado.

c) As condições previstas nos § § 1º e 2º do art.78 podem ser aplicadas de forma cumulativa?


As condições legais direta estão previstas nos parágrafos do artigo 78 do CP. Para o sursis simples, referente ao §1º, quais sejam, a obrigação de prestar serviço à comunidade ou submeter-se à limitação de fim de semana e, somente as que se referem ao do §2º que deverão ser aplicadas cumulativamente.






  


FAÇA UMA DOAÇÃO PARA 
MANTER NOSSAS ATIVIDADES NO BLOG
Clique aqui para



OBRIGADO!





Nenhum comentário:

Postar um comentário